pesquisar

domingo, 20 de novembro de 2011

Costumes do país!

Comer canguru, jogar bumerangue e caçar crocodilo!! 
A Austrália recebe com simpatia a cada ano milhões de pessoas de diferentes países do mundo.

E o mais importante é que essa recepção é generosa e amável sem distinção de nacionalidade, religião ou até mesmo ideologia política. Isto pode ser vivenciado nas ruas, nas procuras de emprego e em diversas atividades do dia a dia.
Os australianos costumam sorrir quando cumprimentam uma pessoa. São poucos os que chegam perto para beijar o rosto de alguém ou para dar um toque nas costas, gestos comuns nos países latino-americanos, porém seu sorriso e amabilidade reforçam sua demonstração de afeto.
Dão a sua mão com firmeza e olham fixo nos olhos, duas características que identificam a saudação australiana.

Geralmente, nas reuniões informais, sempre estão interessados em saber a origem de  quem chega ao seu país, perguntam sobre a suas raízes e o motivo pelo qual escolheu a Austrália. Talvez depois de vários encontros, entre pizzas e cervejas, atinge-se a confiança para um novo grau de intimidade e a distância do primeiro dia pode se transformar em valiosa amizade.
Porque se existe algo que identifica os aussies, é a sua fidelidade e compromisso na hora de gerar novas relações pessoais.
Por outro lado, nos ambientes de trabalho estão muito acostumados a relacionar-se com imigrantes. Talvez o idioma seja um obstáculo no início, mas só com a ajuda do ambiente de trabalho diversos problemas são superados. Embora a comunicação verbal e escrita sejam requisitos chave, não é fundamental nem determinante. As empresas e as companhias de recursos humanos sabem que o bom domínio do idioma vem com o tempo e estão muito acostumados a trabalhar com estrangeiros. De qualquer forma, isto não significa que o domínio do inglês não seja importante. Os profissionais que queiram concorrer a um emprego na Austrália devem ter um bom nível de inglês para poderem se desenvolver em qualquer ambiente. No entanto, tudo é mais fácil com a ajuda dos colegas de trabalho que, em muitas ocasiões, são os responsáveis com seu apoio cotidiano pelo progresso e os bons resultados do profissional que começa a se comunicar em um idioma diferente.
Por último podemos citar o atendimento e os serviços na Austrália. Diferente de outros países do mundo, a maioria das vezes a recepcionista do banco recebe os seus clientes com um sorriso. Adquirir o plano de saúde público pode se transformar em uma conversa agradável com a encarregada do Medicare que realizará o trâmite em menos de quinze minutos. O motorista do ônibus pode dar dicas sobre o caminho mais curto ao seu destino. É possível até que algum residente local chegue até você e ofereça ajuda quando se caminha pelas ruas com um mapa na mão e com o olhar perdido, se despedindo com um “Good Luck Mate!” e um sorriso no seu rosto.
Talvez pela vida mais simples, por suas maravilhosas paisagens e clima, por seus espaços multiculturais, talvez até porque faz bem à saúde, enfim, ninguém sabe o motivo. Mas na Austrália, o povo sorri muito mais e isso só contribui para a excelente qualidade de vida no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário